sexta-feira, 24 de abril de 2015

Lótus - Capítulo 10

               Dois dias haviam se passado. Arthur e Christina pareciam mais agitados do que nunca. Ficavam incansáveis horas no porão olhando para os monitores e se mantinham alerta a qualquer movimento nos mesmos. Em certo ponto Malcolm conseguiu um rápido vislumbre do Caçador em um dos monitores. Era um homem alto e musculoso, vestia um grande casaco de pelos marrom, carregava em mãos uma besta, em seu cinto uma aljava curta carregada de virotes, seu pequeno e apertado short não chegava nem nos joelhos, revelando suas torneadas pernas grossas e peludas e em seus pés usava robustas botas de combate. O homem parecia metade urso, mas quando apareceu no monitor se moveu como uma cobra incrivelmente sorrateira.
           Arthur e Christina vinham catalogando seus aparecimentos em horário e local, tentando traçar padrões que usariam para localizar e emboscar o sujeito. Malcolm descia ao porão algumas vezes na esperança de poder ajudar em algo, mas ambos estavam absortos demais em seu projeto para dar atenção a ele.
           Mark havia melhorado. Seus machucados já não doíam tanto. Ele passava maior parte do tempo em seu quarto, ainda repousando, mas de tempos em tempos saía e procurava alguém com quem conversar, geralmente era Malcolm ou então Derius, os únicos disponíveis. Já Lisa não havia deixado seu quarto. Lucas ficava com ela noite e dia, saía do quarto apenas para buscar alguma comida ou ter algumas conversas curtas com Malcolm. "Lisa quer voltar para os Formigas", Lucas contara, "Disse esperar poder trabalhar na cozinha, ela é boa nisso. Arthur disse que não haveria problema dela desistir, contanto que seu segredo não vaze.". Derius ia e vinha como uma sombra. Malcolm ficava na expectativa de juntar-se a ele para fugir um pouco da monotonia na qual se encontrava, mas quando menos esperava o homem e seu cão já haviam deixado o esconderijo.
           Malcolm estava deitado no pufe vermelho da sala, olhando para o teto, esperando o resto da tarde passar. Levantou num salto desengonçado quando algo molhado acarinhou sua mão. Dinky estava sentado no chão, olhando com certa curiosidade pela súbita reação de Malcolm.
- A, olá garoto. - Malcolm afagou o animal. - Você é furtivo feito seu dono.
- Obrigado por isso. - Disse Derius, inerte, do outro lado do pufe.
           Malcolm se assustara novamente, dessa vez com o dono.
- Por tudo que é mais sagrado, Derius. - Malcolm pediu. - Não chegue na surdina. Se tem uma coisa que eu odeio é ser assustado.
- Ei, por que Dinky recebe carinhos e eu uma bronca? - Derius se sentou ao lado de Malcolm. - Isso não parece justo.
           Malcolm ia defender seu argumento de que Dinky não poderia ter raciocinado o resultado de sua ação, mas Derius podia. Pensou duas vezes e decidiu não mencionar "capacidade de raciocínio", era Derius afinal.
- Escuta. Você tem saído bastante. Pra onde tem ido?
- Não muito longe. Eu e Dinky patrulhamos os arredores, aproveitamos para pilhar uma casa ou outra. - Derius limpava seus nariz, descontraidamente, com seu dedo mindinho. - Qualquer coisa que nos mantenha ocupados.
- Entendo. - Malcolm assentiu. - Será que eu poderia ir com vocês da próxima vez?
- Claro. Não vejo por que não. Cansado dos seus afazeres na casa? - Derius se jogou no pufe e limpou seu dedo no carpete.
- O problema é totalmente o oposto, na verdade. As coisas tem estado um tanto paradas por aqui. Lucas não sai do quarto de Lisa. - Ele ouviu Derius tentar esconder uma risada baixa. O ignorou. - Mark dorme a maioria do tempo e, com esse tal "Caçador" a solta, Arthur e Christina não saem do porão.
- O Caçador? Já ouvi falar desse cara. Já ouvi falar muito mal desse cara. Arthur odeia ele.
- Então você nunca o viu?
- Negativo. Só ouvi histórias a respeito dele. E xingamentos também.
- Que tipo de histórias? - Malcolm inquiriu.
- O cara é um assassino. Arthur disse que ele matou, sem motivos, outros três integrantes dos Sombra. Acho que eram amigos próximos de Arthur.
           A conversa cessou quando ouviram passos vindo do corredor. Christina e Lucas entraram na sala. Ela havia trocado suas roupas, mas Lucas ainda vestia as mesmas coisas, inclusive tinha mantido o casaco branco que roubara do comandante dos Eclipse. Lhe caía bem.
- Ótimo, agora estão todos reunidos. - Christina falou.
- O que está acontecendo? - Perguntou Malcolm.
- Christina disse que Arthur queria falar com nós três. - Disse Lucas, se juntando a Malcolm e Derius no pufe.
- Sobre o que? - Derius se pôs a acarinhar seu cão.
- Ele tem uma missão para vocês, garotos. Uma missão muito... - Christina ia dizendo.
- ...Importante. - Arthur interrompeu, entrando então pela porta, e se posicionando ao lado de Christina. - Nós precisamos que vocês encontrem o Caçador e o eliminem.
- Como é? - Lucas indagou, um tanto confuso. - O que esse caçador fez pra que tenhamos que matá-lo?
- O Caçador é um homem insano. Ele matou três de nossos amigos mais próximos. - Arthur colocou sua mão sobre o ombro de Christina, que abaixou a cabeça. - Amigos estes que fundaram os Sombra comigo e Christina. Eles estavam em missão de reconhecimento e patrulha quando aquele desgraçado apareceu de repente. Mas ele não apenas os executou, ele brincou com suas vidas. Os feriu e então os deu a liberdade de fugirem, os deu esperança, apenas para que logo depois pudesse ir atrás deles, como se fossem animais.
- Por isso o chamam de Caçador? - Lucas deixou escapar.
- Sim. - Arthur respondeu serenamente. - Depois de os matar conseguiu escapar antes que o pegássemos. Desde então temos mantido nossos olhos abertos para qualquer movimentação dele. Já o vimos outras vezes pelos monitores, vimos como caça outros seres humanos.
- Deixe-me ver se entendi bem. Você quer que nós três eliminemos um homem insano que mata por prazer? - Malcolm perguntou, em tom céptico. - Olhe Arthur, não me leve a mal, mas eu vi o tamanho daquele homem pelo monitor. Não acho que isso seja trabalho pra um de nós e nem pros três juntos.
- Eu presumi que você fosse objetar, Malcolm. - Arthur disse. - Entenda que, como membro dos Sombra, nosso trabalho muitas vezes não é fácil, mas o fazemos para o bem de toda a comunidade. Esse homem não pode ficar a solta, ele precisa ser detido.
- Eu entendo isso. Mas de que vai adiantar se nós três formos sacrificados em vão? Aquele homem é um monstro, não me vejo matando-o nem mesmo com uma arma.
- Malcolm, não se intimide pelo tamanho ou pela insanidade do Caçador. Você tem talentos muito mais perigosos que os dele. Você é sensato, esperto, astuto e nasceu para liderar. Somadas às vantagens que planejo lhes dar contra ele, não há como falharem nessa missão.
- Que tipo de vantagem? - Derius e Lucas perguntaram juntos. Ambos se olharam engraçado ao fazê-lo.
- Eu e Christina traçamos um padrão de seus movimentos. Nós sabemos em que região o Caçador estará amanhã. Precisamos que vão até lá hoje e preparem uma emboscada para ele.
- Que tipo de emboscada? - Malcolm investigou.
- Confio em você para encontrar essa resposta. - Arthur respondeu. - Procure usar o ambiente ao seu favor.
- Por que você não vai atrás dele pessoalmente? - Lucas inquiriu.
- Acredite, nada me faria mais feliz que isso, mas eu e Christina temos uns assuntos pendentes, inadiáveis. Por isso precisamos contar com vocês para esse serviço. - Arthur se aproximou dos três e agachou, para os encarar nos olhos. - Derius, eu sei que você não irá recusar um pedido meu, mas, Malcolm e Lucas, tentem entender o propósito de tudo isso. Os deixarei conversar para chegarem a um consenso. Daqui meia hora eu gostaria de uma resposta. Quero que saiam daqui ainda hoje, para que tenham tempo de bolar um plano de ação.
  Com tudo dito, os três anuíram e assistiram enquanto Arthur e Christina deixavam a sala. Derius se levantou do pufe e disse aos demais que ele iria fazer parte daquela missão, para que os dois se decidissem e então o chamassem, no meio tempo ele ia dar de comer a Dinky.
- Malcolm, eu não vou. - Lucas revelou de súbito assim que Derius deixou a sala.
           A revelação o pegou desprevenido e o fez arregalar os olhos.
- Você não vai? Por quê?
- Eu estava querendo conversar com você a respeito de uma coisa. A respeito de Lisa.
- Sou todo ouvidos.
- Desde que a conheci me interessei por ela, mas depois de tudo o que conversamos e tudo pelo qual passamos eu me vi gostando mais e mais dela. Nós já nos beijamos algumas vezes e eu acho que ela também tem gostado de mim.
           Malcolm arfou. Ele estava começando a temer a conclusão daquela conversa. Malcolm sempre soube que vinha sendo o porto seguro de Lucas dentro de toda aquela insanidade. O que ele não deixava transparecer era o quão importante Lucas também era pra ele. Malcolm nunca havia sido um homem de muitos amigos, mas era extremamente leal aos seus, e desde que havia se mudado para Cargo, Lucas havia se tornado quase um irmão para ele. Arthur dissera que Malcolm havia nascido para liderar e aquela não era a primeira vez que ouvira isso. Algum tempo atrás, Malcolm, por modéstia, negaria aquele cumprimento, mas depois de anos ele começou a se ver realmente apto a ocupar tal posição. Aquilo não o intimidava mais. Ele podia ser um líder, mas sozinho não havia o que liderar. Lucas era seu único fiel amigo, a única pessoa em quem realmente confiava, e agora ele corria o risco de perdê-lo para Lisa.
- Você vai voltar para os Formigas com ela? - Foi direto ao ponto.
           Lucas não respondeu de imediato. Malcolm entendeu que ele estava tomando coragem para dizer o que fosse. O suspense o estava matando.
- O motivo de eu não ter tido essa conversa com você há um tempo atrás foi estar pensando em como responder essa pergunta.
- E você encontrou a resposta? - Perguntou impaciente.
- Eu encontrei. Lisa vai voltar aos Formigas e eu vou até lá com ela, mas não planejo ficar. Ponderei a respeito de toda a situação na qual nos encontramos. As coisas que tem acontecido, já não acho que tenha sido má sorte nossa termos nos metido nestas situações. Acho que de agora em diante as coisas tendem a piorar. Toda essa ganância e insanidade tem tomado forma e só os de estômago forte vão prevalecer. Ela é fraca nesse quesito, Malcolm. Lisa não tem a capacidade de seguir adiante da forma que nós fazemos. Eu descobri que gosto dela, e por gostar dela vejo a necessidade de me afastar.
- Entendo. - Malcolm tentou não deixar transparecer seu alívio. - Mas por que não a leva para os Formigas quando voltarmos?
- Eu já havia prometido a ela que a levaria até lá amanhã, antes mesmo de sermos convocados para essa missão. Acho que até conseguiria fazê-la concordar em esperar um pouco mais, mas a verdade é que não quero. Ela tem estado muito mal, quase não dorme, quase não come. Ela precisa deixar esse lugar o quanto antes. Com os Formigas ela terá uma função, um lugar só dela, conhecerá pessoas novas. Acho que isso vai ajudá-la a seguir adiante. Além do mais, não acho que vá precisar de mim para derrubar o Caçador. Derius já está indo com você e eu duvido que um cara burro como eu vá ser de alguma ajuda na hora de montar uma emboscada.
           Malcolm e Lucas sorriram juntos. Ele estava feliz por ver o desfecho da história de Lucas. Nunca considerou que uma pessoa simples como ele pudesse chegar a uma conclusão tão humanamente sensata como aquela. Lucas estava mudando, evoluindo, amadurecendo e Malcolm havia, finalmente, encontrado um lado bom pra tudo que vinha acontecendo.
           Os dois então se abraçaram.
- Não se subestime, você é muito mais inteligente do que aparenta. Muito mesmo.
- Obrigado, cara. Vai ficar chateado comigo se eu não for?
- Depois de tudo que você disse eu ficaria chateado comigo se ficasse chateado com você. - Disse enquanto bagunçava os cachos de Lucas. - Eu vou me virar.
           Malcolm e Lucas se levantaram juntos e foram de encontro a Derius, que assistia Dinky terminar seu almoço. Enquanto esperavam o cão limpar sua tigela, Mark apareceu. O garoto ainda aparentava estar cansado, tinha bolsas sob os olhos vermelhos, e se movia de uma forma lenta. Eles deixaram-no a par de tudo que acontecera. Lucas temeu que o garoto pudesse pedir para ir com eles atrás do caçador para fugir daquela rotina, mas Mark não pareceu se interessar. Lucas então fez uma nota mental de conversar com o garoto mais tarde a respeito de sua irmã. Malcolm os incentivou a procurarem logo Arthur, na intenção de aproveitar cada segundo e usá-los a seu favor. Pra sua surpresa, Lucas e Mark também o acompanharam até o porão.
           Christina e Arthur se levantaram ao ver o grupo chegar. Ela carregava consigo uma prancheta e, mesmo de pé, ainda olhava de relance, nervosamente, para os monitores. Todos se juntaram ao redor da mesa de centro.
- Chegaram a um consenso? - Arthur perguntou.
- Sim. Vamos eu e Derius. - Respondeu Malcolm.
           Christina levantou as sobrancelhas e olhou para Arthur em silêncio, mas com um ar preocupado no rosto que não foi capaz de esconder.
- Lucas, o que houve? - Arthur quis saber.
           Lucas explicou a situação por alto. Enquanto ele falava em levar Lisa de volta aos Formigas, Malcolm percebeu certa inquietação em Christina, Arthur por sua vez era uma pedra.
- Bom, que seja. - Arthur disse. - Malcolm, Derius, confio que juntos serão mais do que o suficiente para concluir esse trabalho.
- É bom que alguém confie... - Malcolm divagou.
           Lucas esperou alguma reprimenda da parte de Arthur, mas o homem não se deixou abalar àquilo. Arthur foi até um canto da sala e trouxe consigo uma mochila camuflada em tons claros de marrom a qual colocou em cima da mesa de centro.
- Coloquei nesta mochila itens úteis que possam utilizar na emboscada e duas marmitas, que Christina preparou, para que passem bem a noite. Chequem o conteúdo pelo caminho, quero dispensá-los o mais rápido possível.
           Malcolm não hesitou em pegar a mochila e vesti-la.
- Quero também que levem a pistola que deixei com Lucas, só para garantir que não falhem. Por favor não gastem a munição sem que realmente precisem. - Arthur se virou para Lucas. - Por falar nela. Garoto, ainda não a devolveu.
           Lucas arregalou seus olhos ao perceber que realmente não o havia feito. Tinha a intenção de deixar as duas armas no centro de operações quando Christina pediu para que devolvesse, mas empacara na frente da porta da geladeira quando lembrou não saber abri-la, então levou ambas as armas ao quarto no terceiro andar e as escondeu debaixo do armário, com Lisa e Mark até então deprimidos não achou seguro deixá-las expostas.
- Desculpe por isso. Vou já buscá-la. - Disse então, subindo as escadas de dois em dois degraus.
           Com Lucas fora de cena Arthur continuou.
- O Caçador estará na manhã de amanhã pela rua Marechal Gerard.
- Fica ao sul. Sei chegar lá. - Derius cortou.
- Ótimo. Ele tem pilhado todas as casas das ruas pelas quais passa, começa com as casas de números pares de um lado da rua então passa para o outro lado. Sugiro que cheguem lá o quanto antes e avaliem as casas. Creio que conseguirão encontrar um bom lugar para capturá-lo em uma delas.
- Não seria muito mais fácil esperar atrás da porta e atirar na testa dele assim que ele entrar? - Malcolm perguntou calmamente. - Eu sei que é importante que não gastemos em vão as tão preciosas munições, mas esse cara parece merecer uma.
- Olhe Malcolm. - Arthur repousou suas mãos na mesa. - Eu já entendi que você não se sente seguro com essa situação, então te darei permissão para fazer isso. Mas chame sua ideia de plano "B". Tente ao menos considerar confiar um pouco mais em si mesmo.
           Malcolm se sentiu um pouco envergonhado, mas no fundo não se importava. Preferia ter a garantia de vitória a ser um morto orgulhoso.
- E se tiver que recorrer a esse plano, tenha certeza de não errar o tiro. Dispensados.
                  Os três garotos e o afobado cão subiram pelas escadas. Ao darem de frente com Lucas na cozinha, Derius se despediu muito rapidamente e já seguiu em direção à porta da frente, assim apressando Malcolm. Lucas desejou sorte ao amigo e o abraçou, Malcolm aproveitou para cochichar em seu ouvido que estava orgulhoso da decisão de Lucas, que esperava retornar logo para ele, e também para não se empolgar muito com Lisa, visto que Arthur tinha câmeras espalhadas por toda a casa. Agora, com um sorriso tímido e preocupado no rosto, Lucas entregou a arma em suas mãos e contou que ainda haviam quatro munições. Com um sorriso forçado no rosto Mark também se despediu. Malcolm, Derius e Dinky seguiram então rumo à rua Marechal Gerard.